O MBA em Gestão de Saúde Pública desenvolve habilidades técnicas, comportamentais e humanas, garantindo uma liderança mais sólida para a promoção de mudanças e manutenção da competitividade das empresas públicas ou que se relacionam com o setor público.
Atuar como um agente de mudanças e capaz de influenciar políticas públicas que atendam aos interesses coletivos de forma legítima, causando impacto positivo e sustentável à sociedade. Desempenhar o papel de gestor de saúde do setor público com base em conhecimento, ferramentas e habilidades de gestão necessárias para uma atuação crítica e competente.
Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento (administração, medicina, enfermagem, direito, engenharia de produção etc.), que buscam capacitação estratégica diferenciada, a fim de aperfeiçoar seu desempenho gerencial para melhor atuar no Setor Público (Municipal, Estadual ou Federal) ou junto ao Governo e Organizações Públicas.
Ementa
Processo Decisório nas Organizações; Ferramentas de Apoio à Decisão; Design Thinking; Ética, Compliance e Governança Corporativa; Desenvolvimento de Competências de Liderança; Gestão de Carreira e Pessoas.
Objetivo
Fornecer técnicas e práticas da ciência de dados e da psicologia com o objetivo de melhorar processos decisórios de líderes e de equipes. Avaliar como as decisões, principalmente as de médio e longo prazo, impactarão pessoas, equipes e a organização.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.
Objetivo
Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.
Carga Horária
60 horas
Ementa
A gestão de pessoas; A seleção de pessoas na área pública e a retenção de talentos; A avaliação de pessoas na área pública; Ética e Moral; A ética nas negociações; A ética nos dias de hoje.
Objetivo
Analisar todos os aspectos que envolvem a gestão de pessoas no setor público desde a seleção, contratação até a avaliação periódica e a demissão. Compreender o que é ética e como ela é aplicada ao setor público em geral.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Operacionalizando o orçamento público; Execução orçamentária e financeira; A gestão de pessoas; A seleção de pessoas na área pública e a retenção de talentos; A avaliação de pessoas na área pública.
Objetivo
Apresentar o funcionamento do ciclo do orçamento público, começando pelo PPA e finalizando com a LOA e a programação da execução orçamentária. Analisar todos os aspectos que envolvem a gestão de pessoas no setor público desde a seleção, contratação até a avaliação periódica e a demissão.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Reforma Sanitária Brasileira. Bases teóricas e doutrinárias do Sistema de Único de Saúde. Sistema de Saúde no Brasil: Organização e financiamento do SUS. Evolução histórica das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Política de Saúde no Brasil.
Objetivo
Discutir as políticas públicas de saúde no Brasil. Discutir as referências conceituais para o estudo das políticas públicas, por meio da análise da: definição e formação da agenda; processo de formulação; processo de implementação e avaliação de resultados. Discutir a evolução histórica das políticas da saúde no Brasil, analisando o contexto político brasileiro e internacional. Promover a discussão sobre as relações entre direito sanitário e políticas públicas: desigualdades sociais e desigualdades no acesso e utilização dos serviços de saúde.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Modelos assistenciais de atenção básica e evolução histórica. Necessidades de saúde e a oferta de ações e serviços nos sistemas locais de saúde. A estratégia da Saúde da Família como estruturante do SUS. Atenção integral à saúde entre o PSF e os níveis de complexidade do SUS. Focalização versus universalização na saúde na atenção básica. Financiamento da atenção básica no SUS. Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no planejamento e programação local. Interação do SIAB com os sistemas de informação em saúde. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde. apresentar e discutir o tema atenção primária e promoção da saúde à partir da reorientação dos serviços de saúde do SUS; refletir sobre o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde.
Objetivo
Promover a capacitação técnica e o senso crítico do aluno em relação à realidade de saúde e dos serviços de saúde, estimulando sua participação efetiva na organização da assistência de enfermagem e no planejamento de saúde, compatíveis com as necessidades de saúde da população.
Carga Horária
60 horas
Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.
Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 06.
Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá pedir a análise para dispensa de uma ou mais disciplinas do curso. É preciso fazer a solicitação via protocolo na secretaria da pós-graduação on-line para que o acadêmico possa avaliar.
Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.
Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aperfeiçoamento ou especificação de uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.
As pós-graduações também incluem o MBA (Master Business Administration) é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.
Para fazer uma pós 100% on-line na UNISUAM é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.
Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2007.
A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.
O aluno terá 30 dias após o início das aulas para enviar a documentação através do Portal do Aluno.
Os documentos são: RG, CPF, comprovante de residência, diploma de ensino superior (ou declaração de colação de grau).
Três dias antes das aulas iniciarem enviaremos o passo a passo para que você possa acessar o seu Portal do Aluno.
As nossas formas de pagamento são cartão de crédito e boleto bancário. Todavia, você pode escolher o plano de pagamento que melhor cabe no seu bolso, garantindo descontos exclusivos para pagamentos à vista.
Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento antes do início das aulas e o reembolso do valor da taxa de matrícula será integral. Após o início das aulas, seguem as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.