Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem

Ao entrar para a Universidade renasce nos indivíduos a possibilidade de ascensão social e econômica. Entretanto, os estabelecimentos de ensino superior, entendem que a formação acadêmica não pode prescindir, também, da formação para a cidadania, o desenvolvimento do espírito reflexivo e crítico para que sua missão seja exercida de forma competente. Neste sentido, o curso de Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem tem como objetivo geral oferecer aos alunos docentes pressupostos teóricos e práticos, através das Metodologias Ativas, para que possam compreender as exigências mercadológicas da contemporaneidade, aliadas à formação de consciências sustentáveis, multiplicando a necessidade das inovações tecnológicas, próprias da Educação 5.0. em suas práticas docentes futuras.

Exercer a docência do ensino superior aplicando os conhecimentos teóricos e metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e técnicas necessários ao desenvolvimento da educação 5.0.

Profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento, com pretensão de colaborar na educação de novas gerações conscientes dos problemas sociais e econômicos do nosso país.

Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Políticas públicas para o Ensino Superior. Educação Superior: legislação e diretrizes educacionais. Atos autorizativos. Relação PDI, PPI, PPC. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Indicadores de qualidade do MEC.

Identificar os Processos Regulatórios e a Legislação Do Ensino Superior.

O processo ensino aprendizagem do aluno adulto. Prática pedagógica no ensino superior. Avaliação. Processo avaliativo. Avaliação significativa. Instrumentos e técnicas de avaliação.

Relacionar as Práticas Pedagógicas com o Processo Avaliativo Educação Superior.

A evolução dos paradigmas da educação. Disrupção, mudanças geracionais e educação. Elementos comuns a educação 4.0 e 5.0. Ferramentas de apoio ao discente. Ensino por competências. Métodos para avaliação de competências.

Reconhecer os aspectos relacionados à Educação Superior na Era da Disrupção.

Métodos ativos de aprendizagem. Aula expositiva dialogada. Portfólio. Aprendizagem baseada em equipes. Aprendizagem baseada em problemas. Aprendizagem baseada em projeto. Arco de Maguerez. Instrução entre pares. Ensino sob medida (just in time). Aprendizagem invertida (flipped classroom). Rotação por estações. Júri simulado. Leitura significativa. Leitura de artigo cientifico com a técnica do serrote. Espiral construtivista. Mapa mental. Ensino hibrido. Seminário. Brainstorming com post-card. Brainwriting. Debate por grupos com flash-cards. Dramatização. Quick Solution. Ensino baseado em simulação. Jigsaw. World café.

Identificar exemplos de Metodologias Ativas de aprendizagem.