MBA em Liderança e Gestão de Equipes em Enfermagem

O MBA em Liderança e Gestão de Equipes em Enfermagem visa preparar o aluno para refletir sobre o papel do gestor de pessoas, assim como planejar, analisar, desenvolver ações e avaliar as configurações atuais e dilemas sobre os desafios no gerenciamento de equipes.

Entender a organização de maneira sistêmica e identificar as melhores práticas de liderança para aplicação no seu contexto de atuação como líder e gestor de pessoas. Identificar e refletir acerca do seu estilo de liderança, estimulando o autoconhecimento e definição de plano de ação para o seu desenvolvimento. Aprimorar os conceitos, técnicas e ferramentas para fortalecimento das habilidades socioemocionais, bem como sua aplicação na gestão das equipes.

Profissionais que atuam na Saúde e que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades de liderança, ocupam cargos de gestão, profissionais assistenciais e/ou outras áreas, que atuam como referência ou líder funcional de equipes. Profissionais que buscam desenvolvimento de carreira para atuação em gestão.

Relacionar a psicologia positiva, a prática de mindfulness e inteligência emocional.

Bases do comportamento individual e em grupo; Motivação; Comunicação; Liderança e gestão; A liderança no contexto contemporâneo; Desenvolvimento de lideranças e equipes.

Apresentar fundamentos e conceitos básicos em Comportamento Organizacional. Apresentar a evolução da visão sobre liderança na gestão e suas perspectivas futuras.

A gestão de pessoas: seu início e desenvolvimento; A gestão de pessoas: visão estratégica; A área de gestão de pessoas: principais processos; Transformações no ambiente e no trabalho; Diversidade; Renovação constante das competências humanas.

Apresentar os principais processos relativos à gestão de pessoas, bem como a transformação da visão sobre a gestão de pessoas ao longo do tempo. Apresentar alguns dos desafios contemporâneos de maior impacto para a gestão de pessoas.

Desenvolvimento humano e profissional; Desenvolvimento profissional nas organizações –práticas de treinamento & desenvolvimento (T&D); Desenvolvimento de pessoas e organizações; Visão geral da gestão por competências; A gestão por competências e os procedimentos.

Apresentar os processos de desenvolvimento profissional que ocorrem no âmbito organizacional, destacadamente via área de gestão de pessoas (T&D).Apresentar a relevância, aplicabilidade e impactos da gestão por competências nas organizações.

Coaching; Mentoria; O coaching e a mentoria no desenvolvimento profissional; O coaching no contexto das carreiras sem fronteiras e da trabalhabilidade; O coaching de carreiras e de liderança; O coaching e o desenvolvimento de competências para a trabalhabilidade.

Apresentar o coaching e a mentoria como processos de desenvolvimento profissional e pessoal, seu potencial e limitações. Apresentar e discutir o coaching como processo de desenvolvimento de profissional e humano, especialmente no contexto das carreiras sem fronteiras.