Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família

Possibilitar ao aluno o desenvolvimento, ampliação e qualificações técnicas necessárias para atuar no campo da saúde pública com capacidade de analisar, intervir, modificar e reorganizar os serviços e ações coletivas em saúde, garantindo a eficácia da assistência e melhoria na qualidade de vida da população assistida.

Gerenciar instalações de saúde, cuidando de equipamentos, recursos financeiros e qualidade dos serviços prestados à população; Estudar a distribuição de serviços oferecidos pelos sistemas de saúde e propor projetos para expandir o atendimento a locais com deficiências de oferta; Monitorar o desempenho das unidades de saúde, nos departamentos estaduais ou municipais; Coordenar serviços relacionados ao setor de saúde, como vigilância e saneamento básico.

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, administradores, cirurgiões dentistas e outros profissionais que tenham interesse em Saúde Pública.

Relacionar a psicologia positiva, a prática de mindfulness e inteligência emocional.

Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente.

Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

A gestão de pessoas; A seleção de pessoas na área pública e a retenção de talentos; A avaliação de pessoas na área pública; Ética e Moral; A ética nas negociações; A ética nos dias de hoje.

Analisar todos os aspectos que envolvem a gestão de pessoas no setor público desde a seleção, contratação até a avaliação periódica e a demissão. Compreender o que é ética e como ela é aplicada ao setor público em geral.

Gestão Estratégica e visão do Futuro; O setor público e a gestão moderna; Smart Cities e seus planejamentos; Ferramentas de gestão para a área pública; As informações e o Processo de tomada de decisão; A gestão do risco por meio da gestão da informação.

Apresentar e discutir toda a gama de inovações que podem ser implementadas no setor público. Apresentar o funcionamento da gestão da informação no setor público, desde a sua teorização até os ciclos de transformação e armazenamento das informações.

Reforma Sanitária Brasileira. Bases teóricas e doutrinárias do Sistema de Único de Saúde. Sistema de Saúde no Brasil: Organização e financiamento do SUS. Evolução histórica das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Política de Saúde no Brasil.

Discutir as políticas públicas de saúde no Brasil. Discutir as referências conceituais para o estudo das políticas públicas, por meio da análise da: definição e formação da agenda; processo de formulação; processo de implementação e avaliação de resultados. Discutir a evolução histórica das políticas da saúde no Brasil, analisando o contexto político brasileiro e internacional. Promover a discussão sobre as relações entre direito sanitário e políticas públicas: desigualdades sociais e desigualdades no acesso e utilização dos serviços de saúde.

Modelos assistenciais de atenção básica e evolução histórica. Necessidades de saúde e a oferta de ações e serviços nos sistemas locais de saúde. A estratégia da Saúde da Família como estruturante do SUS. Atenção integral à saúde entre o PSF e os níveis de complexidade do SUS. Focalização versus universalização na saúde na atenção básica. Financiamento da atenção básica no SUS. Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no planejamento e programação local. Interação do SIAB com os sistemas de informação em saúde. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde. apresentar e discutir o tema atenção primária e promoção da saúde à partir da reorientação dos serviços de saúde do SUS; refletir sobre o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde.

Promover a capacitação técnica e o senso crítico do aluno em relação à realidade de saúde e dos serviços de saúde, estimulando sua participação efetiva na organização da assistência de enfermagem e no planejamento de saúde, compatíveis com as necessidades de saúde da população.